Diretrizes para autores

1. Os textos enviados à revista Melancolia, para possível publicação, devem ser originais e relacionados a seu campo de estudo; atender estritamente suas normas de publicação e os padrões de qualidade e rigor cientifico mantidos pela revista. Tais critérios serão exigidos para aceitação e avaliação dos trabalhos propostos.

Os artigos serão recebidos em formato Micorsoft Word, OpenOffice ou RTF e devem ser enviados para o e-mail melancolia@revistamelancolia.com.  A secretaria da revista confirmará a recepção do original através de e-mail e informará o inicio do processo de avaliação do trabalho enviado.

2. Os trabalhos deverão ter os seguintes tamanhos máximos:

Artigos: 60.000 caracteres com espaços.
Dossiê e variedades: 75.000 caracteres com espaços.
Instrumentos e Projeções: 60.000 caracteres com espaços.
Resenhas bibliográficas: 5.000 caracteres com espaços.

Aqui estão incluídos o corpo de texto, notas, quadros, mapas, gráficos, apêndices de textos e bibliografia. As ilustrações, quadros, mapas e gráficos devem ser devidamente referenciadas e explicadas no texto: títulos, numeradas sequencialmente e acompanhadas de fonte. Devem ser posicionadas em seguida ao parágrafo onde são anunciadas. As imagens devem ser enviadas em formato digital (JPG o TIFF 300 y 240 DPI). O autor é responsável por fornecer à revista a permissão para publicação das imagens que assim o requeiram.

3. Os originais enviados à revista devem conter uma página adicional com as seguintes informações: título do trabalho (no idioma de publicação e em inglês); data de envio do artigo; resumo do trabalho (no idioma de publicação e em inglês), com máximo de 10 linhas; e um máximo de 03 palavras-chaves (no idioma de publicação e em inglês). O nome do autor não deve ser informado no texto.

4. Em outro arquivo deverão ser informados o nome do autor; formação acadêmica, dados para contato, instituição à qual pertença e breve currículo pessoal de até 15 linhas

5. A revista aceita preferencialmente trabalhos em espanhol e português. Serão considerados para publicação artigos em inglês, francês e italiano.

6. Uma vez recebido o original, o material será analisado num prazo máximo de 15 dias, verificando-se se atende as normas de publicação; havendo pendências, o texto será devolvido ao autor para que proceda à sua adequação; apenas após estes requisitos serem atendidos o texto será submetido à avaliação científica por pares (peer review) de reconhecido prestígio na matéria.

7. A avaliação contempla três classificações: aceito, aceito com alterações ou recusado. No segundo caso, o autor será notificado das modificações sugeridas para que o texto seja publicado. Em caso de recusa, o autor será informado dos argumentam que embasam a decisão. Os critérios principais da avaliação serão: fontes e metodologia utilizadas, relevância e atualidade da bibliografia, atendimento às normas de publicação, redação no idioma de publicação, estrutura e originalidade do trabalho, conclusões e interesse científico do trabalho.

A revista se compromete a realizar o processo de avaliação no prazo máximo de seis meses, informando o autor de seus resultados. No caso de alterações, o autor terá um prazo adicional de até 15 dias úteis para reenviar o texto à secretaria da revista.

8. Durante a correção dos originais não serão aceitas novas adições ao texto. O autor terá um prazo de até 15 dias para propor correções ao texto; a segunda revisão dos originais está a cargo do Conselho de Redação.

9. O texto deve atender às seguintes normas para publicação:

a) Redação em Times New Roman tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5, margens de 3 cm. Paginação em tamanho carta. As notas devem figurar no pé da página, em formato Times New Roman tamanho 10 com espaço simples.

b)  Ao final do texto deverá ser informada a bibliografia utilizada, ordenada alfabeticamente pelo nome do autor. Os textos serão citados da seguinte forma: sobrenome do autor (em maiúsculas), letra inicial de seu nome; entre parêntesis se informará ano de publicação, título completo da obra (em itálico), cidade e editora.

Por exemplo:

FAIVRE, A., NEEDLEMAN, J. (comps.) (2000). Espiritualidad de los movimientos esotéricos modernos. Buenos Aires. Paidós Orientalia.

c) As citações com até 40 palavras devem vir entre aspas; os trechos omitidos serão substituídos por reticências (…).

d) Ao final de cada citação serão informados, entre parênteses: sobrenome do autor, ano de publicação, página. Ex.: "se dieron las condiciones de posibilidad para lo que definimos como el proceso de emergencia, complejización y heterogeneización del campo esotérico” (Bubello, 2010: 75).

Na Bibliografía:

BUBELLO, J. P. (2010). Historia del Esoterismo en la Argentina. Prácticas, representaciones y persecuciones de curanderos, espiritistas, astrólogos y otros esoteristas. Buenos Aires. Biblos. 

e) As citações com mais de 40 palavras devem vir separadas do texto, com margem esquerda de 5 espaços e em formato Times New Roman 11, espaço entre linhas simples e sem aspas.

Por exemplo: Francis Yates (1983) señaló:

Asimismo, es sumamente excitante seguir de cerca las sinuosidades y circunvoluciones del pensamiento de Ficino a lo largo del capítulo XVIII de su De vita coelitus comparanda. Antes de ofrecernos su lista de los talismanes planetarios, expone una serie de observaciones curiosas sobre la cruz, entendida como una especie de talismán. La fuerza de los cielos es mayor cuando los rayos celestes descienden perpendicularmente y formando ángulo recto, es decir, formando una cruz que agrupe los cuatro puntos cardinales (p. 92)

Na Bibliografía:

YATES, F. (1983) Giordano Bruno y la tradición hermética (1964), Barcelona, Editorial Ariel.

f) Ao pé da página poderão ser adicionadas notas que esclareçam ou aprofundem o que foi argumentado no corpo do texto. No caso de se refere a uma obra ou autor, a citação deve se ajustar às normas devidas. As notas de pé de página também devem incluir as citações em línguas distintas daquela em que se escreve o artigo. No corpo de texto do artigo deve se utilizar uma única língua.

g) No artigo não se deve utilizar versaletes.

h) Os subtítulos devem ser alinhados à esquerda, em negrito e letras minúsculas.

i) Cada início de parágrafo deve ter margem de um centímetro.

j) As referências a documentos originais e manuscritos serão feitas da seguinte forma: tipologia (carta, consulta, relação, auto, decreto, etc.), autoria, destinatário (se houver), data; arquivo ou biblioteca onde se encontra e dados de localização (caixa, pasta, paginação).

Por exemplo:

Carta del Rey Juan I de 17 de Noviembre de 1391 ordenando al fraile Francisco Eiximiens abstenerse de hacer profecías, Archivo de la Corona de Aragón (ACA). Registro 1962, fol 3

Giovanni Pico della Mirandola, Heptaplus. De septiformi sex dierum Geneseos enarratione, 1489. Edición bilingüe latín-castellano: Heptaplus, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires, Colección de Libros Raros Curiosos y Olvidados, 1998 –estudio preliminar Silvia Magnavacca; tradución y notas Adolfo Ruiz Díaz.

Se um documento já foi mencionado, será feita a referência de forma abreviada informando as siglas do arquivo.

k) As referências bibliográficas de partes de livros, como capítulos ou seções, constarão na bibliografia da seguinte forma: sobrenome do autor (em maiúsculas) e inicial de seu nome; título do capitulo. Sobrenome do autor do livro (em maiúsculas), título do livro em itálico, páginas entre parênteses. Cidade e editora.

Por exemplo:

FARACOVI, O. (2014) The return to Ptolemy. En DOOLEY, B. (ed.), A Companion to Astrology in the Renaissance. (pp. 87-98). Boston, Leiden. 

l) As referências bibliográficas a artigos em revistas serão feitas da seguinte forma: Autor (sobrenome em maiúsculas, inicial do nome), ano de publicação entre parênteses, título entre aspas duplas, nome da revista em itálico, número da revista e páginas.  

Por exemplo:

HANEGRAAFF, W. (2003) “How magic survived the disenchantment of the world”, Religion, 33, pp. 357–380.

m) Quando se faz referência a um livro ou artigo já anteriormente citado, se adotará a forma reduzida: autor (sobrenome), a expressão op. cit, e página; quando se trata de obra citada na nota precedente, se utilizará ibidem.

Por exemplo:
(BUBELLO, op. cit.:189)
(Ibidem, pp. 57-58)

n) As referências de suportes eletrônicos serão feitas da seguinte maneira: Sobrenome; inicial do nome; título completo; cidade, editora, ano; DOI (digital objetic identifier) ou data da consulta.

Por exemplo:

CIAPPARELLI, L. Medicina y Literatura en el Tratado de Fascinación de Enrique de Villena. Cuadernos de Historia de España, 79, núm. 1, Bs. As., 2005.

http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0325-11952005000100002 Fecha de consulta: 28 de Junio de 2016.

o) As teses não publicadas serão citadas da seguinte forma: Sobrenome em maiúscula e inicial do nome; ano de defesa entre parênteses; título da tese em itálico; tipo de material (especialização, mestrado, doutorado); nome da instituição, local.

Por exemplo:

VILLALBA, M. (2016) Esoterismo y poder en Castilla y Aragón. Enrique de Villena y su Tratado de la Fascinación(1425) y Tratado de Astrología (1438). (Tesis de Maestría en Sociología de la Cultura y Análisis Cultural). Universidad Nacional General San Martín. Buenos Aires.

p) As entrevistas serão citadas indicando: Entrevista com sobrenome (s), nome, nome da entrevista. Lugar de publicação. Cidade, data completa.

Por exemplo:

Entrevista a BUBELLO, J. P. "Se lo descalifica, pero el esoterismo sigue vigente en nuestra cultura". Diario Clarin, Buenos Aires. 2 de Junio de 2013

q) As atas de conferências ou outras reuniões científicas serão citadas na "Bibliografia" utilizando o seguinte formato: sobrenomes do autor em maiúsculas e iniciais do nome, mês e ano em que o trabalho foi apresentado, título da colaboração. Em: sobrenome capitalizado e inicial do nome do responsável pelo congresso / simpósio / dias. Título em letra cursiva do congresso. Local.

Por exemplo:

BUBELLO, J. P. (Agosto, 2012). La Alquimia y la Astrología de Diego de Santiago en la corte de Felipe II. En: FOGELMAN, P, DE LUCA, C. (comps.) Actas electrónicas del Cuarto Simposio Internacional sobre Religiosidad, Cultura y Poder. Buenos Aires.

r) Tabelas ou figuras tiradas de um texto e reproduzidas fielmente, ou adaptadas, devem conter uma nota de rodapé com informações que descrevam, ampliem ou expliquem o conteúdo do texto e também indiquem a fonte consultada.

Se a tabela ou figura foi tirada de outro trabalho, deve se inclur na nota de rodapé a referência completa da fonte de acordo com o seguinte formato (esta informação não está incluída na lista de referências de trabalho):

Publicação periódica: Nota de referência

De [ou Os dados na coluna são de] "Título do artigo", por A. A. Autor e B. B. Autor, ano, Título da publicação, Volume, p. xx. Copyright [ano] pelo nome do proprietário dos direitos autorais. Reproduzido [ou adaptado] com permissão.

Livro: Nota de Referência

De [ou Adaptado de] Título do livro, (p xxx), por A. A. Autor e B. B. Autor, ano, Local da publicação: Editorial. Copyright [ano] pelo nome do proprietário dos direitos autorais. Reproduzido [ou adaptado] com permissão.

s) Se trabalhar com meios audiovisuais, na "Bibliografia" o material utilizado deve ser citado da seguinte maneira:

Filmes: sobrenome em letra maiúscula e inicial do nome do diretor e produtor, ano em que o filme apareceu, título do filme em itálico, país de origem, nome do estúdio em que foi filmado.

Por exemplo:

MONTALDO, G. (Diretor), PONTI, C. (Produtor) (1973). Giordano Bruno. Itália-França. Compagnia Cinematografica Champion / Les Films Concordia.

Série de TV: sobrenome (maiúscula) e inicial dos nomes do roteirista e diretor. Título do capítulo do livro. Em sobrenome em maiúscula o nome do produtor, título da série de televisão em itálico, lugar e Estudio.

Por exemplo:

JORDAN, N. (roteirista), PODESWA, J (Diretor). A arte da guerra na Jordânia, N (Produtor). Os Borgias. Hungria-Canadá-Irlanda. Showtime

 

LISTA DE VERIFICAÇÃO DE PREPARAÇÃO DE ENVIO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a indicar que a sua submissão está em conformidade com todos os elementos a seguir, e que eles aceitam que as remessas que não estão de acordo com estas indicações podem ser devolvidas ao autor.

1. A submissão não foi publicada anteriormente, nem foi submetida à consideração de qualquer outro periódico (ou uma explicação foi fornecida nos Comentários do Editor).

2. Os textos atendem aos requisitos de originalidade e rigor científico.

3. O arquivo de remessa está no formato Microsoft Word, RTF ou WordPerfect.

4. Sempre que possível, os URLs são fornecidos para referências.

5. O texto atende às condições estilísticas e bibliográficas exigidas.

6. No caso de enviar o texto para a seção de avaliação por pares, as instruções solicitadas são seguidas.

 

NOTA DE DIREITOS AUTORAIS

Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

1. Os autores mantêm os direitos autorais e garantem à revista o direito de ser a primeira publicação da obra, bem como uma Licença de Atribuição da Creative Commons que permite que outros compartilhem a obra com o reconhecimento da autoria da obra e da publicação inicial nesta revista.

2. Os autores podem estabelecer separadamente acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, colocá-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), com um reconhecimento de sua publicação inicial nesta revista.

3. Os autores têm permissão e são encorajados a divulgar seu trabalho eletronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu próprio site) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a um a citação mais antiga e maior de trabalhos publicados (Veja The Effect of Open Access) (en inglés).

 

DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços de e-mail inseridos neste periódico serão usados ​​exclusivamente para os propósitos estabelecidos nele e não serão fornecidos a terceiros ou para seu uso com outros fins.

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Melancolia surge em 2016 como a revista oficial anual do Centro de Estudos sobre o Esoterismo Ocidental da União de Nações Sulamericanas (CEEO-UNASUL http://ceeo-unasur.blogspot.com.ar). O centro foi criado em agosto de 2011 por seu atual diretor, Dr. Juan Pablo Bubello, a partir de sua experiência de pesquisa em sua tese de doutorado e de sua atuação como docente e investigador da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. O centro também conta com uma newsletter semestral destinada à publicação de notícias, entrevistas e informação, tanto para o público especializado quanto para o público em geral. Para maiores informações, visite o site do CEEO-UNASUL ou nossa página no Facebook.

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