Melancolia

Revista do Centro de Estudos sobre o Esoterismo Ocidental / UNASUL

ISSN 2526-1096

Melancolia é a primeira publicação internacional dedicada ao estudo acadêmico do Esoterismo Ocidental, entendido como fenômeno histórico-cultural, a partir da América Latina.

Por esoterismo ocidental entendemos uma área de estudos específica vinculada à magia, hermetismo, “filosofia oculta”, cabala judia, cabala cristã, magia astral, tarô, astrologia(s), alquimia(s), paracelsismo, rosacrucianismo, gnosticismo(s), maçonaria(s), esoterismo(s) na arte, literatura e música, teosofia(s) ocultismo(s), mesmerismo, neo-paganismo(s), antroposofia e espiritismo(s).

Um olhar aberto

Embora os limites temporais do esoterismo possam ser situados a partir do século XVI, até a atualidade, suas raízes se estendem pelos séculos precedentes (caracterizados tradicionalmente como período medieval, antiguidade tardia e antiguidade clássica). Da mesma forma, ainda que as fronteiras geográficas de nosso objeto de estudo se circunscrevam ao ocidente, mantemos um olhar aberto a outros fenômenos culturais que extrapolem estes limites, sempre que se possa demonstrar alguma relação histórica.

Trabalhos Publicados

Centrados na produção histórica, na reflexão teórico-metodológica e na crítica historiográfica, espera-se que os trabalhos publicados sejam investigações históricas originais; a revista pretende também constituir-se em lugar propício ao debate interdisciplinar entre propostas alternativas, complementares ou diferentes. Finalmente, outros enfoques acadêmicos, provenientes da sociologia, da história das religiões, história da arte, história da ciência, literatura e letras, musicologia, filosofia e estudos culturais, são igualmente aceitos. Da mesma forma, embora privilegiando os idiomas espanhol e português, os artigos também serão admitidos em inglês, francês ou italiano.

Fortalecendo laços

Em resumo, Melancolia é a revista do Centro de Estudos sobre o Esoterismo Ocidental da UNASUL, cuja meta é continuar fortalecendo os laços entre os investigadores latinoamericanos dedicados ao estudo do esoterismo entendido como fenômeno cultural da tradição ocidental, buscando comunicar, difundir, posicionar e projetar as linhas de pesquisa, os grupos de investigação e outras novidades (editoriais, seminários, cursos, congressos, defesas de teses) produzidas sobre nosso objeto de estudo na área acadêmica latinoamericana.

Você quer publicar ou obter mais informações?

indexada

Melancolia

Melancolia surge em 2016 como a revista oficial anual do Centro de Estudos sobre o Esoterismo Ocidental da União de Nações Sulamericanas (CEEO-UNASUL http://ceeo-unasur.blogspot.com.ar). O centro foi criado em agosto de 2011 por seu atual diretor, Dr. Juan Pablo Bubello, a partir de sua experiência de pesquisa em sua tese de doutorado e de sua atuação como docente e investigador da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. O centro também conta com uma newsletter semestral destinada à publicação de notícias, entrevistas e informação, tanto para o público especializado quanto para o público em geral. Para maiores informações, visite o site do CEEO-UNASUL ou nossa página no Facebook.

Endereço postal

Revista Melancolia - Revista do CEEO - Unasur Universidade Federal de Santa Maria Av. Roraima nº 1000 CCSH – Prédio 74A – Sala 108 Cidade Universitária - Bairro Camobi Santa Maria - RS CEP: 97105-900

Contato principal

Dr. Francisco de Paula Souza de Mendonça Júnior. Director de la revista. Universidade Federal de Santa Maria. Email: francisco.mendonca@revistamelancolia.com

Contato para suporte técnico

Mgr. Mariano Villalba. Email: mariano.villalba@revistamelancolia.com

Melancolia é uma publicação oficial do Centro de Estudos sobre o Esoterismo Ocidental da Unasul.
E-mail: melancolia@revistamelancolia.com | Site: www.revistamelancolia.com
ISSN 2526-1096

Website Design by DataWeb.