LIDERANÇAS FEMININAS NO GNOSTICISMO SAMAELIANO : UMA ANÁLISE A PARTIR DA BIOGRAFIA DE ARNOLDA GARRO DE GOMEZ (1920-1998)

Marcelo Campos

RESUMO:

O artigo pretende contribuir com o debate sobre a relação entre o esoterismo e os movimentos de emancipação feminina; superado o senso comum, que rotulava os movimentos ocultistas como resquícios de um passado pré-moderno, com uma tendência natural para o conservadorismo e posturas anti-modernas, a produção acadêmica mais recente tem chamado a atenção para os pontos de contato entre modernidade e representação mágica; no caso específico, para a contribuição das doutrinas esotéricas e suas formas institucionalizadas no processo de emancipação social das mulheres; como pretendemos demonstrar, porém, a questão é muito mais complexa do que uma mera mudança de rótulo, de conservador para moderno; utilizando o modelo analítico proposto por Bednarowski, que busca estabelecer os requisitos estruturais que favorecem o surgimento de lideranças femininas no meio religioso, e a biografia da principal liderança feminina no gnosticismo samaeliano, Arnolda Garro de Gomez, o texto chama a atenção para as enormes contradições presentes na questão.

TEXTO COMPLETO:

VOL3_05

Melancolia

Melancolia se creó en 2016 como revista oficial del Centro de Estudios sobre el Esoterismo Occidental de la Unión de Naciones Suramericanas (CEEO-UNASUR http://ceeo-unasur.blogspot.com.ar). Este centro fue creado en agosto de 2011 por su director actual, Dr. Juan Pablo Bubello, como resultado de su experiencia como profesor e investigador en la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires. Además, publicamos un boletín semestral con noticias, entrevistas e información para especialistas y público en general. Para obtener más información, visite el sitio web de CEEO-UNASUR o nuestro canal de Facebook.

Dirección Postal

Revista Melancolia - Revista do CEEO - Unasur Universidade Federal de Santa Maria Av. Roraima nº 1000 CCSH – Prédio 74A – Sala 108 Cidade Universitária - Bairro Camobi Santa Maria - RS CEP: 97105-900

Contacto Principal

Dr. Francisco de Paula Souza de Mendonça Júnior. Director de la revista. Universidade Federal de Santa Maria. Email: francisco.mendonca@revistamelancolia.com

Contacto de Soporte

Mgr. Mariano Villalba. Email: mariano.villalba@revistamelancolia.com

Melancolia es la revista oficial del Centro de Estudios sobre el Esoterismo Occidental de la Unasur.
Correo electrónico: melancolia@revistamelancolia.com
Copyright 2018 REVISTA MELANCOLÍA © Todos los Derechos Reservados.

Diseño Web por DataWeb.